Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro realiza VI Reunião Plenária Ordinária
- ADUR

- 17 de set.
- 1 min de leitura
17 de setembro de 2025
No ultimo dia 16, o Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro - FEERJ realizou a sua VI Reunião Plenária Ordinária de 2025. A pauta em questão tratou das relações acadêmicas estabelecidas com o Observatório Fluminense de Políticas Sociais, vinculado ao Núcleo de Educação e Cidadania da Universidade Federal Fluminense, favorecendo, assim, o acompanhamento de políticas públicas educacionais, da cultura e dos direitos humanos, aprofundando os saberes e a aproximação com a população.
Outro ponto exposto foi a proposta de colaboração institucional do FEERJ com a Associação Brasileira de Imprensa para implementar o Observatório do Jornalismo Educacional do Rio de Janeiro (OJE-RJ). A plenária discutiu a valorização e a proposta de aproximação com a ABI no estudo e na divulgação das ações e desafios da educação. Nesse sentido, o FEERJ celebrou a contribuição do jornal Toda Palavra, veículo de imprensa há 10 anos em ação, que estabelece, gratuitamente, longa parceria com a divulgação das pautas do FEERJ, ampliando o alcance das propostas de trabalho.
Por fim, os participantes foram contemplados com o debate intitulado: “Desaparecimentos forçados de pessoas no Rio de Janeiro: impactos sobre a escola”, sob a mediação de Adriano Araújo (Coord. Executivo do Fórum Grita Baixada). O tema foi discutido e evidenciado como um desafio a ser enfrentado pelo Estado.
As diretoras Liz Paiva e Nádia Souza estiveram presentes como membros representantes, titular e suplente da Adur-RJ/UFRRJ, reforçando o papel dos sindicatos da Educação Básica e da Educação Superior junto ao movimento de mobilização pela melhoria da educação pública.





