top of page

Manoel Motta - 1946-2023

  • Foto do escritor: ADUR
    ADUR
  • 5 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

É com pesar que anunciamos o falecimento do professor Manoel Barros da Motta, docente vinculado à UFRRJ desde 1975.

Manoel lecionou filosofia para estudantes dos cursos de agronomia, medicina veterinária e engenharia florestal quando a UFRRJ ainda era uma universidade eminentemente agrária.

Homem dotado de uma cultura impressionante, autor e editor de diversos livros, Manoel tinha especial carinho pelas edições brasileiras que organizou dos livros de Michel Foucault. Entre as obras mais recentes de sua autoria figuram a Crítica da Razão Punitiva, um estudo do sistema prisional ao longo dos tempos, e O Crime à Luz da Psicanálise Lacaniana.

Presença constante e participativa em todos os movimentos em defesa da Universidade pública e gratuita, o professor Manoel sempre nos brindou com suas brilhantes intervenções nas assembleias da nossa ADUR, que ajudou a construir desde sua fundação.

Assim atuando, Manoel da Motta unia suas qualidades intelectuais a uma militância histórica na ADUR. A UFRRJ perde um grande pensador, professor e ator político. A ADUR expressa solidariedade aos seus familiares, amigos e ex-alunos nesse momento em que um vazio antecipa as boas saudades que Manoel nos legou.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page