Paulo Freire: 101 anos do patrono da educação brasileira
- ADUR

- 19 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Há 101 anos nascia no Recife o patrono da educação brasileira. Paulo Freire é o pedagogo e educador brasileiro mais reconhecido internacionalmente, sobretudo pelo método de alfabetização de jovens e adultos que leva seu nome.
A didática de Paulo Freire, centrada na realidade e experiência de vida dos estudantes, se contrapõe ao modelo que ele definiu como educação bancária, na qual o conhecimento seria “depositado” nos estudantes. O que Paulo Freire buscava em seu trabalho era que os estudantes alcançassem a consciência política.
Hoje a memória de Paulo Freire é atacada pela direita brasileira. Enquanto o Governo Federal despreza o pensamento de Paulo Freire, o restante do planeta o celebra. Pelo menos 40 universidades da Europa e América concederam títulos de Doutor Honoris Causa pelo seu trabalho na educação popular. Em 1986 foi contemplado com o Prêmio Unesco da Educação para a Paz e em 1992 com o Prêmio Andres Bello como Educador do Continente da Organização dos Estados Americanos.
Nesse dia 19 de setembro a ADUR celebra o legado de Paulo Freire. Viva a educação como prática de liberdade! Vamos esperançar!



