UFRRJ aprova deliberação a favor da comunidade trans
- ADUR

- 1 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Na semana do Dia da Visibilidade Trans, celebrado no dia 28 de janeiro, a Rural promoveu um debate histórico para a população trans. O Conselho Universitário debateu e aprovou uma deliberação sobre o uso de nome social, a criação de banheiros neutros e o uso de banheiro/vestiário de acordo com a identidade de gênero autodeterminada.
Atualmente, os estudantes entram na instituição com o nome de registro e apenas após um processo eles passam a ser tratados pelo nome social. A partir desta deliberação, alunas e alunos já entram na universidade com o nome social.
Já os banheiros, no momento, acontecerá uma adaptação da estrutura atual, direcionando banheiros extras para a função de banheiros neutros, com o objetivo de seguir a deliberação.
A pauta foi apresentada pela Coordenação de Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão e defendida pela professora Jô Alves, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, que também é líder do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (do LEGESEX – UFRRJ/CNPq).
A ADUR reforça a importância da pauta para garantir a permanência e o respeito à população trans e celebra a decisão.



