Áurea Echevarria recebe título de professora emérita da UFRRJ
- ADUR

- 31 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
🏆 O Conselho Universitário da UFRRJ aprovou, por aclamação, o título de professora emérita à professora Áurea Echevarria. A homenagem aconteceu, ontem, dia 30 de maio, e foi solicitada pelo Instituto de Química, onde a professora atuou por mais de 40 anos, com notável dedicação e onde coordenou importantes pesquisas.
🔬 Sua principal área de pesquisa foi a química medicinal, e um dos seus trabalhos mais notáveis foi a pesquisa de novos quimioterápicos para o tratamento de câncer de fígado. O projeto de pesquisa foi um dos vencedores do edital do Programa de Oncobiologia e recebeu financiamento da Fundação do Câncer. Nele, os pesquisadores criaram novas substâncias químicas capazes de matar células de câncer de fígado – o hepatocarcinoma.
✊🏼 Além da notável carreira acadêmica, Áurea também atuou politicamente como pró-reitora de pesquisa e pós-graduação entre os anos de 2005-2013. A professora também participou de duas Diretorias da ADUR, ocupando, inclusive, o cargo de presidente do sindicato.
♀️ Áurea se tornou cientista em um momento histórico no qual mulheres eram desestimuladas e até impedidas de ocupar esta função. Sua história e suas conquistas demonstram a importância da presença das mulheres na ciência e na política.
👏🏽 Foi por reconhecer a importância de sua trajetória acadêmica e política, que a professora Áurea Echevarria foi aclamada professora emérita da UFRRJ. A ADUR parabeniza a professora pela homenagem e agradece por toda sua contribuição, especialmente para o sindicato.



