Funcionários terceirizados da empresa Digna paralisam atividades no IM devido à falta de pagamento de salários

 

Na última terça-feira (15/7), diretores da ADUR-RJ receberam e-mail da direção do Instituto Multidisciplinar comunicando que, devido ao atraso no pagamento dos salários neste mês, os funcionários da empresa terceirizada Digna paralisaram suas atividades no Campus da UFRRJ em Nova Iguaçu.

De acordo com a mensagem, a ausência dos funcionários da limpeza impede, por motivo de segurança alimentar, a abertura do Restaurante Universitário. O mesmo e-mail afirma que, segundo informações obtidas “junto à Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros da UFRRJ e à própria empresa, a situação deve estar normalizada até o final desta semana (18/07)”.

A ADUR-RJ vem denunciando a precarização das condições de trabalhos a que estão submetidos os funcionários terceirizados na UFRRJ, salientando que os contratos são intencionalmente mal redigidos, de forma a flexibilizar e negar os direitos trabalhistas, visando favorecer à exploração da mão-de-obra.

A Diretoria da ADUR-RJ reivindica a Administração Central maior transparência no processo licitatório e nos mecanismos de fiscalização dos contratos, propondo a criação de uma comissão dos terceirizados. Lembra ainda que, em fevereiro deste ano, durante o 33º Congresso do ANDES-SN (Maranhão), apresentou resolução, aprovada por ampla maioria, para que as seções sindicais organizem ações de solidariedade com os terceirizados, em unidade com os sindicatos dos técnico-administrativos.  

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home