(21) 2682-1379 Fale Conosco
[wpdreams_ajaxsearchlite]

28 de junho – Dia do Orgulho LGBTTI

Desde a década de 1960 o bar nova-iorquino Stonewall Inn é conhecido por receber grupos marginalizados. Negros, pobres, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, intersexuais e drag queens formam o maior público da casa. A Polícia de Nova Iorque também era frequentadora assídua do estabelecimento e as batidas, rotineiras. Porém, em 28 de junho de 1969 clientes se rebelaram e protestaram durante dois dias. No ano seguinte, em 1º de julho de 1970, aconteceu a Primeira Parada do Orgulho LGBTI. Por isto, no dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI. Stonewall foi um marco na história do ativismo de diversidade sexual, mas ainda hoje a homofobia faz vítimas.

Às vésperas do aniversário de um ano da tragédia de Orlando – ataque à uma boate gay que deixou 50 mortos e 53 feridos – e de três meses do caso de Dandara – travesti que foi espancada até a morte em Fortaleza, a comunidade ruralina recebe mais uma triste notícia: ontem, (07/06) o corpo de Diego Barbosa, assassinado de forma brutal, foi encontrado. Mais uma vida interrompida por motivo de ódio. Enquanto isso, países como a Uganda tentam aprovar leis que criminalizam a população LGBTI com pena de morte.

Por Stonewall, Orlando, Dandara e Diego continuaremos lutando para que a sociedade entenda todas as formas diversas e complexas de ser e de amar. No mês do orgulho LGBTTI, a ADUR se coloca contra a homofobia e contra todo tipo de opressão.