(21) 2682-1379 Fale Conosco
[wpdreams_ajaxsearchlite]

Grupos de Trabalho

Apresentação

O que são os grupos de trabalho do ANDES-SN?

 

Os grupos de trabalho (GT) são espaços não deliberativos de formação sindical sobre assuntos concernentes às suas tematicas. Nacionalmente, têm por finalidade contribuir na formulação da politica nacional do sindicato e auxiliar a Diretoria Nacional. Cada GT se organiza a partir da coordenação de diretore(a)s nacionais, que se reunem periodicamente com  o Pleno (representates dos GT das seções sindicais). Têm ainda como objetivo contribuir para a formação de GTs locais, nas seções sindicais que a partir do acúmulo das bases, contribua com as formulações nacionais. A organização dos GTs locais são da responsabilidade e autonomia das seções sindicas.

Venha Contribuir para a construção dos GT!

saiba mais

GT Carreira

O GT Carreira tem seu debate de constituição iniciado no primeiro Congresso da ainda Associação Nacional do Docentes do Ensino Superior, em 1982. Seu objetivo é discutir o projeto de carreira única para o ensino superior público com isonomia entre docentes ativo(a)s e aposentado(a)s estruturado a partir da Dedicação Exclusiva como forma prioritária, para garantir o tripé ensino-pesquisa-extensão. Neste GT são debatidas os elementos de desestruturação da carreira docente e feita a elaboração  de propostas para a construção de uma carreira única que sirva como referência para a luta em todas as instituições de ensino públicas, tanto do ensino médio federal e estaduais ligadas as universidades estaduais, assim como para o ensino técnico e tecnológico e o ensino superior das três esferas federal, estadual e municipal.

 

(mais…)

saiba mais

GT Fundações

O GT FUNDAÇÕES foi criado em 2005, durante o 50º CONAD, inicialmente, em caráter emergencial e provisório, com o objetivo de realizar um diagnóstico nacional da situação das fundações de apoio à pesquisa nas Instituições de Ensino Superior Públicas e colaborar na proposição de uma estratégia nacional de enfrentamento ao processo de privatização em curso. O tema de estudo deste GT continua atual e precisa ser impulsionado, envolvendo as seções sindicais visando municiar a categoria com informações e análises a respeito das questões que envolvem a atuação das fundações de direito privado, as organizações sociais e os fundos de investimento ligados às Instituições de Ensino Superior Públicas e seu caráter privatizador.

(mais…)

saiba mais

GT Verbas

O GT Verbas foi criado no final da década de 1980. Tem como objetivo acompanhar o planejamento dos orçamentos públicos anuais, propor ações visando garantir a destinação destes recursos para as finalidades previstas em constituição, principalmente àqueles que financiam a educação, a saúde, a segurança e os benefícios sociais à população em geral e à(o)s trabalhadoras e trabalhadores.

(mais…)

saiba mais

GTCA – Comunicação e Arte

O GTCA é o grupo de trabalho que auxilia a Diretoria Nacional do ANDES-SN nos debates e na construção de políticas relacionados à comunicação, cultura e arte; e às pautas dos coletivos que protagonizam as manifestações populares e de resistência. Articula ações sindicais de fomento e mediação à produção artística; e propõe  políticas de comunicação do ANDES-SN com seus e suas sindicalizado(a)s. Busca garantir, principalmente nos dois principais eventos do sindicato, espaços de formação e expressão artística e cultural, que contribuem na pauta das políticas anti-imperialistas, classistas, buscando várias perspectivas expressivas que denotem a arte e a comunicação como instrumentos políticos.

(mais…)

saiba mais

GTCeT – Ciência e Tecnologia

O GTCeT foi criado em 1986, no XIII CONAD, com a denominação de Grupo de Trabalho de “Política Científica e Tecnológica”. Desde 2016, com a aprovação da Lei que define o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação  (MLCTI), o GTCeT tem discutido a redução dos investimentos em CeT, o viés privatizador da Inovação como foco do MLCTI, além dos impactos para a carreira docente das IES. O trabalho do GT tem por referência a defesa da ciência e tecnologia públicas para o desenvolvimento do país e para a melhoria das condições de vida do conjunto da classe trabalhadora. Os debates e estudos pautam a constituição das agências de fomento à pesquisa e o desafio da integração com as instituições de ensino, tendo como referência o tripé do ensino-pesquisa-extensão

(mais…)

saiba mais

GTHMD – História do Movimento Docente

O GTHMD é o grupo de trabalho que tem como pauta o fomento ao debate e à construção de políticas relacionadas à memória e à história do movimento docente, e sua relação com a história do movimento sindical no Brasil. Auxilia  os trabalhos do Centro de Documentação do ANDES-SN (CEDOC) e também faz interface com o resgate da memória de luta e resistência à ditadura civil-militar realizada pela Comissão da Verdade do ANDES-SN.

(mais…)

saiba mais

GTPAUA – Política Agrária, Urbana e Ambiental

O GTPAUA inicialmente foi criado para debater a questão agrária e com o tempo foi sofrendo alterações a partir do acúmulo do Sindicato Nacional, no que tange à necessária e indispensável articulação entre a temática agrária, urbana e ambiental. O GT trata das temáticas relacionadas ao meioambiente, à degradação ambiental e às consequências para a vida na cidade e para as comunidades e povos originários e tradicionais, como quilombolas, indígenas, ribeirinhos, entre outros. Discute as repercussões da apropriação privada da terra, nos meios urbano e rural e seus impactos para a vida no campo e na cidade.

(mais…)

saiba mais

GTPCEGDS – Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual

O GTPCEGDS é o grupo de trabalho que reflete, produz e elabora para os debates relacionados a gênero, questões étnico-raciais, sexualidade, pautas da população LGBTTI, articulada com as ações e políticas sindicais que garantam espaços de formação e elaboração de materiais sobre esses temas. Está voltado para a defesa da garantia das políticas  e combate às opressões dentro e fora do Sindicato Nacional, assim como busca construir uma agenda que dialogue com os movimentos sociais. O GTPCEGDS, via sua Coordenação nacional e os GT locais das SSind, também atua na luta contra o capacitismo, o assédio sexual, as violências contra mulheres, negro(a)s, indígenas e população LGBTTI nas Universidades, CEFET e Institutos Federais. (mais…)

saiba mais

GTPE – Política Educacional

O GTPE é responsável por produzir, apresentar e divulgar análises sobre políticas educacionais em fase de  onstrução ou implementadas pelos governos. Debate, estuda e analisa as leis estruturantes da educação no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE), assim como os projetos que buscam impor uma educação uniforme e acrítica, como o projeto “Escola sem Partido” e seus similares. Toda a sua produção é baseada no princípio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão e na defesa da educação pública, gratuita, estatal, laica e socialmente referenciada. O GTPE também é responsável pela organização do Seminário Nacional Estado e Educação do ANDES-SN.

(mais…)

saiba mais

GTPFS – Política de Formação Sindical

O GTPFS foi criado no VIII Congresso do ANDES-SN, realizado em fevereiro 1989, com a finalidade de acompanhar e apoiar a transformação das Associações Docentes em Seções Sindicais, logo depois de ocorrer a transformação da Associação Nacional em Sindicato Nacional. A partir de então, o GT concentra os debates sobre formação política e sindical nas Seções Sindicais do ANDES-SN, a relação com sua Central Sindical ou espaços de atuação em unidade de ação com outras entidades do funcionalismo público, da educação e outros movimentos sociais. A construção de propostas de formação sindical e de organização política que são debatidas em CONAD e Congressos têm no GTPFS uma de suas instâncias mais importantes de elaboração e difusão (mais…)

saiba mais

GTSSA – Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria

O GTSSA auxilia a Diretoria Nacional do ANDES-SN nos debates relacionados à seguridade social na perspectiva da proteção social: (1) da Saúde, enquanto política pública e suas interfaces com a saúde do(a) trabalhador(a) docente; (2) da Assistência Social; e (3) da Previdência Social, para ativo(a)s e aposentado(a)s. Cabe ao GTSSA articular atividades de formação sindical e atuar em parceria com movimentos sociais nacional e localmente na defesa dos direitos à saúde, assistência e previdência social da classe trabalhadora.

(mais…)

saiba mais

Reunião do GT Carreira

Na próxima segunda-feira, dia 27 de julho, acontecerá a reunião do GT Carreira da ADUR-RJ.

O encontro será online terá início às 10h. Participe!

saiba mais

Reunião do GT Carreira

Na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, acontecerá mais uma reunião do GT Carreira da ADUR-RJ. ⁣

O encontro online terá início às 14h e será aberto para a participação de todos os docentes associados. ⁣

Participe!

saiba mais

Reunião do GT Carreira com GTCA da ADUR-RJ

Nesta sexta-feira, dia 11 de setembro, às 16h, acontecerá uma reunião do GT Carreira em conjunto com o GTCA da ADUR-RJ. A reunião virtual acontecerá via  plataforma zoom. 

Pauta: Direitos Autorais e  Estudos Continuados Emergenciais.

O documento base para a discussão está disponível clicando neste link aqui.

A reunião contará com a participação do professor Allan Rocha de Souza e será aberta a todos os docentes. 

 

Participe!

 

 

saiba mais