ADUR participa de debate público sobre a instalação de presídio em Seropédica
- ADUR

- 30 de set.
- 1 min de leitura
Aconteceu ontem, dia 29 de setembro, o debate público: Presídio em Seropédica: Impactos, Resistências e o Futuro da Baixada. O evento contou com a participação do deputado estadual Yuri Moura, membro das Comissões de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional e da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários; do professor Marcos Pasche, coordenador da nota técnica contra o presídio em Seropédica; do professor José Cláudio Alves, especialista em segurança pública; e de representantes de movimentos sindicais, sociais, estudantis, acadêmicos. A professora Liz Paiva participou da Mesa de debate como representante da diretoria da ADUR.
Em sua explanação, Liz defendeu a ampliação e maior qualidade da educação pública como uma importante ação social para a cidadania. Relatou as dificuldades que a UFRRJ enfrenta, principalmente, no turno noturno, quando a comunidade acadêmica, especialmente os discentes, manifestam muita preocupação com a segurança no retorno às suas residências. A professora afirmou, ainda, que o município de Seropédica precisa de infraestrutura de qualidade e a garantia de seus direitos. “A educação é um ato político e a educação pública precisa ser uma pauta garantida pelo Estado”, finalizou a professora.
Após a explanação dos presentes, houve a manifestação de ideias e ações, dentre elas a realização de assembleias comunitárias preparatórias na Rural para, em seguida, realizar uma audiência pública na Alerj com apoio de infraestrutura para deslocamento, de modo a repudiar a instalação do presídio e clamar por políticas públicas para o município.




