ADUR promove evento sobre Conferência Nacional de Educação 2024 no auditório Paulo Freire
- ADUR

- 9 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Estudantes e docentes estiveram presentes no auditório Paulo Freire, na última quarta-feira, dia 8 de maio, para ouvir as professoras Malvina Tuttman e Fabiana Rodrigues falarem sobre a “Conferência Nacional de Educação: os desafios na construção democrática do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034”.
Em sua fala, a professora Malvina Tuttman fez um histórico das políticas educacionais de participação popular. A professora, que já foi reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) por dois mandatos e presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), também foi membra do Conselho Nacional de Educação (CNE).
No CNE, órgão ligado ao Ministério da Educação que auxilia na formulação de políticas públicas e diretrizes de ensino, Malvina atuou fortemente contra a aprovação de políticas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio, amplamente criticadas por diferentes segmentos da sociedade. Por conta de sua atuação, a professora teve seu trabalho interrompido abruptamente, com perseguições a seu cargo de conselheira em 2018. Nessa ocasião, vários conselheiros com visões progressistas foram substituídos em seus mandatos por outros que seguiam a linha liberal.
Desde o golpe de 2016, que depôs a presidenta Dilma Rousseff, espaços como o CNE e o Fórum Nacional de Educação foram sendo esvaziados de representações populares. Em contrapartida, foi criado o Fórum Popular Nacional de Educação, que organizou a Conferência Nacional Popular de Educação. Com o retorno de um governo de base popular, a Conferência Nacional de Educação retomou seu papel central.




