ADUR se reúne com Reitoria para debater o direito dos docentes à insalubridade
- ADUR

- 30 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Nos dias 29 e 30 de novembro, a ADUR, com o suporte da Assessoria Jurídica do sindicato, se reuniu, primeiro com a Procuradoria e depois com a Reitoria da UFRRJ e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da universidade para tratar sobre a conversão do tempo especial de insalubridade em tempo de aposentadoria.
Docentes que reconhecidamente atuam em atividades insalubres têm o direito de converter este tempo em tempo total de contribuição para fins de aposentadoria. No entanto, a universidade ainda não tem deliberado favoravelmente à conversão.
A primeira reunião, entre a ADUR, Assessoria Jurídica do sindicato, e a Procuradoria da universidade realizada ontem, dia 29 de novembro, não apresentou avanços e, por esta razão, a ADUR decidiu elaborar uma ação coletiva para garantir o acesso dos docentes ao direito de conversão.
Já na segunda reunião, realizada hoje, dia 30 de novembro, a ADUR reiterou a urgência dos encaminhamentos sobre o direito à insalubridade e defendeu que a universidade não pode recusar uma solução definitiva para o reconhecimento da conversão.
A ADUR informou que está elaborando uma ação coletiva e a reitoria se comprometeu a encaminhar uma solução até a próxima reunião do Conselho Universitário, que acontecerá dia 15 de dezembro.
O sindicato também demandou o início dos trabalhos da Comissão de Procedimentos Insalubres e ficou acordado a realização de uma reunião para elaboração da metodologia e cronograma de trabalho da comissão.



