Assembleia da ADUR delibera pela continuidade da greve e mobiliza categoria para suspensão do calendário acadêmico
- ADUR

- 6 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Os professores e professoras da UFRRJ decidiram pela continuidade da greve docente na Assembleia Geral da ADUR, nesta quinta-feira, 6 de junho. A Assembleia foi convocada em resposta ao chamado do Comando Nacional de Greve do ANDES para uma nova rodada de assembleias com o objetivo de analisar a conjuntura e as ações pela reabertura das negociações.
Foi reforçada a necessidade de manter a mobilização para avançar nas negociações com o governo. Duas propostas foram protocoladas, uma pelo Sinasefe e outra pelo ANDES, tendo como ponto em comum a recomposição salarial para 2024 e orçamentária das Instituições Públicas de Ensino.
A suspensão do calendário acadêmico retroativo ao dia 23 de maio, data em que a greve foi deflagrada na UFRRJ, foi o segundo ponto de pauta da Assembleia. Os docentes foram favoráveis à suspensão com manutenção do funcionamento integral do bandejão e das bolsas, inclusive as de monitoria. A medida já havia sido aprovada na última assembleia, porém, o CEPE decidiu pela suspensão das aulas por 15 dias. Hoje o prazo se encerra e o Conselho votará novamente a suspensão do calendário acadêmico.
Estudantes também participaram da assembleia para defender o funcionamento do bandejão e a manutenção das bolsas, e enfatizaram a importância da participação da comunidade acadêmica no CEPE para pressionar pela suspensão do calendário sem prejuízo para os discentes. Em seguida foi definida a delegação da ADUR para as próximas reuniões do CNG. Na semana de 10 a 14 de junho, o delegado será o professor Antônio José, e os observadores serão os professores Ricardo Dias Costa e Dan Gabriel D’Onofre. Para a semana de 17 a 21 de junho, foi decidido que a Diretora da ADUR, Elisa Guaraná, será a delegada, com os professores Fabiana Schmidt e Miguel Carvalho como observadores. Também foram incluídos novos professores no Comando Local de Greve da ADUR: Alexandre Mendes, Milane Leite, Camila Daniel, Pablo Bielschowsky, Bruno Borja, Fabiana Rodrigues e Dan Gabriel D’Onofre.



