Ato em Defesa da Ciência: ADUR reage à possível exoneração de Jerson Lima da Faperj e ao Redirecionamento de Posições Estratégicas
- ADUR

- 25 de out. de 2024
- 1 min de leitura
26 de outubro de 2024
Comunicação da ADUR
Nesta quinta-feira, 24 de outubro, um ato em defesa da ciência e da educação mobilizou professores, pesquisadores e movimentos populares em frente à sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A manifestação foi uma resposta à possível exoneração do professor Jerson Lima da presidência da fundação pelo governador Cláudio Castro. Em seu lugar, Castro havia indicado o ex-deputado federal Alexandre Valle, empresário e aliado político do PL, levantando preocupações sobre possível ingerência política. No entanto, novas informações apontam que o governador segue querendo mudar o comando da faperj agora com a possibilidade do anúncio da atual presidente da Faetec, Caroline Alves da Costa.
Diante dos impasses e das especulações, a presidente da ADUR, Elisa Guaraná, destaca a importância de se estar atento para não haver uma intervenção política na Instituição que é fundamental para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa."As últimas notícias apontam nova mudança para acomodar interesses do governador, que não atendem o melhor interesse da Faperj. Seguimos na luta".




