Carta Aberta da diretoria da ADUR-RJ para toda Comunidade Universitária
- ADUR

- 1 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Seropédica, 01 de maio de 2020.
Companheiro(a)s
Esperamos que esta carta o(a)s encontrem bem e com saúde, assim como seus familiares e entes queridos. Hoje é primeiro de maio, dia Internacional do Trabalhador e mês de aniversário da ADUR-RJ. Não haverá comemoração. Não haverá festa. Neste dia o Brasil supera um triste recorde de seis mil mortos devido à pandemia da Covid-19. A diretoria da ADUR-RJ vem a público manifestar o seu respeito e solidariedade às vítimas e aos seus familiares.
Em 2019, a ADUR-RJ completou 40 anos e a comunidade universitária se uniu para defender a Universidade, a Educação Pública e os Serviços Públicos em um grande ato no dia 30 de maio. Agora, decorrido quase um ano, passaremos este dia do trabalhador em nossas casas. A diretoria da ADUR-RJ faz um apelo: não vá para rua, fique em casa e apenas saia quando for indispensável. Os dias que se avizinham serão muito difíceis, mas não percam a esperança, porque estes dias também passarão e precisamos continuar a luta na defesa de uma sociedade mais fraterna. Como diz “eles passarão, eu passarinho”.
Essa terrível pandemia expôs de forma aguda as contradições do modelo de sociedade capitalista que nossas elites econômicas vêm impondo ao país. O confinamento do Estado a um minúsculo papel, primando por uma suposta garantia da estabilidade jurídica, da vigilância policialesca da sociedade, e a delegação de protagonismo aos agentes privados expõem, de forma indubitável, o colapso da ordem econômica e social. Assistimos diariamente ao agravamento da crise social, com custos insuportáveis para os trabalhadores, aos quais está reservada a sorte do desemprego e da miséria, ou a exposição mais cruel ao abatimento pela doença.
Presenciamos diariamente o esforço macabro de parte de nossas elites econômicas em atacar as medidas de isolamento necessárias ao combate dessa terrível doença, empenhadas em resguardar o bem-estar financeiro dos seus empreendimentos, e indiferentes à saúde da população trabalhadora. A tragédia humanitária que vivemos dá novo realce a esta data emblemática da luta de classes: a defesa dos direitos dos trabalhadores, é também a defesa de um projeto de sociedade verdadeiramente humana. Cabe a nosso povo extrair dessa enorme adversidade, as forças para enfrentar o retrocesso social, e redirecionar o curso de nossa história para a construção de uma sociedade justa e efetivamente democrática.
Deste modo, a diretoria da ADUR-RJ vem reafirmar neste dia Internacional do Trabalhador o seu compromisso irrevogável com a defesa da vida e com a classe trabalhadora. Que este primeiro de maio seja o início da derrubada daqueles que minimizam os efeitos da pandemia, que optam pela salvaguarda da economia burguesa e que manifestam indiferença ao sofrimento da população brasileira.
Renovamos nossas cordiais saudações Sindicais e universitárias - fique em casa.
Diretoria da ADUR-RJ
Resistência e Luta na Pluralidade
(Biênio 2019-2021)


