Cine ADUR debate emergência climática
- ADUR

- 25 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Aconteceu ontem, dia 24 de setembro, o primeiro cine debate da ADUR em parceria com o Cine Casulo. O filme “Cinzas da Floresta” foi exibido no Gustavão e o debate foi mediado pela professora do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino e tesoureira da ADUR, Lilian Cordeiro e pelo professor de geografia do CTUR, Bruno Machado.
O filme acompanha o projeto do artista de rua Mundano que viajou pelo país para coletar cinzas de queimadas de quatro biomas brasileiros, a Amazônia, o Pantanal, o Cerrado e a Mata Atlântica. O objetivo foi utilizar as cinzas para pintar um grande mural em São Paulo. No caminho, a equipe entrou em contato com diversas brigadas de incêndio locais, indicando a importâncias desses grupos no combate aos incêndios florestais.
Durante o debate, a troca e o aprendizado tomaram conta, com reflexões sobre a formação voltada para as questões ambientais da educação infantil ao ensino superior, sobre consciência política, sobre o consumismo desenfreado, entre outros. E também sobre ideias e projetos políticos que reforçam a importância da biodiversidade e o respeito à natureza, como a agroecologia e a permacultura.






