Colégio Eleitoral da UFRRJ define lista tríplice para reitor e vice-reitor que será encaminhada ao Ministério da Educação
- ADUR

- 20 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
A Comissão de Organização da Consulta Pública para Reitoria da UFRRJ cumpriu ontem sua última missão oficial: apresentar o resultado do processo ao Colégio Eleitoral da universidade, composto pelos integrantes do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário.
Em seu relato, a COC destacou que a Consulta paritária para reitor e vice-reitor da UFRRJ acontece há 40 anos. O grupo também agradeceu a participação de toda a comunidade universitária e destacou a importância do processo na constituição democrática da UFRRJ.
A COC também apresentou uma pesquisa sobre como o processo de escolha acontece em outras instituições. Das 69 IFES do país, 59 realizam algum tipo de consulta pública. Em todas estas as entidades representativas das categorias docente, técnico-administrativo e de estudantes compõem, em alguma medida, a organização da Consulta, o que demonstra a participação e a importância dos movimentos sociais na democracia universitária. Na maior parte das instituições há algum tipo de paridade de votos entre as categorias. Nenhuma delas utiliza o voto universal.
Por fim, os integrantes da COC indicaram a proposta de realizar uma Assembleia Comunitária no início do próximo semestre para tratar de questões relacionadas ao processo de consulta. As pautas pelo fim da lista tríplice e a possibilidade de regulamentação da Consulta, tendo em vista a aprovação de um regimento nos órgãos superiores também foram citadas pela COC como temas a serem debatidos.
Na sequência, os conselheiros do CEPE e do Consu realizaram a eleição, que decidiu que a lista tríplice com os candidatos a reitor será composta, nesta ordem, pelo professor Roberto de Souza Rodrigues, pela professora Joyce Alves da Silva, e pela professora Miliane Moreira Soares de Souza. Já a lista para vice-reitor será composta, nesta ordem, pelos docentes Cesar Augusto Da Ros, Maria Ivone Jacintho Barbosa e José Luis Fernando Luque Alejos.



