Confira o resumo do último debate entre as chapas que concorrem à diretoria da ADUR
- ADUR

- 7 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Já a Chapa 2 enfatizou as atividades recentes da ADUR que, de acordo com os integrantes, aproximou o grupo para formar a chapa e os torna orgânicos no movimento sindical. Citaram a militância política antes de ingressarem na UFRRJ, como a atuação no movimento estudantil, coordenação de entidades representativas de carreiras profissionais e sindicato. Também salientaram, como uma conquista da atual gestão, o ganho de mobilização expresso pela disputa entre duas chapas.
Nas décadas de 80 e 90 os três segmentos que compõem a UFRRJ realizaram suas greves em conjunto. Como a chapa interpreta a modificação que ocorreu nos últimas anos, onde existe uma atuação de segmentos totalmente independente. O que fazer para unir os três segmentos?
Qual será a estratégia e atitude política perante ao processo de burocratização do ANDES quando o direcionamento do Sindicato Nacional não estiver de acordo com as demandas da base?
Como foi dito nas falas iniciais, ambas as chapas estiveram presentes no processo de luta e mobilização. No entanto, na conjuntura atual, as represálias militares têm sido uma constante nas ruas e nos processos de mobilização. Sabemos, nesse contexto, quem são os professores e professoras que organicamente tem composto as lutas diárias nos atos unificados. Gostaria de saber da Chapa 1 se a mesma está suficientemente disposta para o enfrentamento direto nas ruas e pela defesa de uma universidade mais igualitária, e uma sociedade mais justa.
Aqui foi abordada a importância da unidade das categorias na defesa da universidade pública. Durante a ocupação estudantil dos institutos da UFRRJ, e subsequente deflagração da greve docente, pode se observar a não observância da suspensão do calendário acadêmico estabelecido pelo CEPE, por parte de vários professores de diferentes institutos em desrespeito à decisão da categoria. Qual será a estratégia de luta e mobilização da classe docente para evitar atitudes como estas diante de um processo de greve deflagrada.
Como será organizada a atuação da ADUR junto às unidades no sentido da filiação de novos membros e das formas de mobilização
Chapa 1 pergunta:Quais foram as principais propostas de luta que a atual gestão encaminhou aos conselhos da universidade em prol do movimento dos docentes?
Chapa 2 pergunta:Em ambas as chapas está claro que há pessoas com experiência em direção sindical. No nosso caso, um pouco menos, temos experiência de apenas uma direção, mas no caso de vocês, Víctor, Célia, Luís Mauro, Telhado, todos já participaram de direções. Todo mundo tem contas a prestar, coisas a se gabar, de certa maneira, e projetos a apresentar. O que a gente queria saber é em relação a duas coisas: o que vocês fizeram quando estiveram nas direções e o que pretendem fazer em relação à assessoria jurídica, que quando a gente chegou na seção sindical muitas pessoas tinham queixas profundas, e de muito tempo a cerca da assessoria jurídica, que era péssima. O que fizeram em relação a isto o que pretendem fazer. Finalmente em relação à assessoria contábil, quando a gente chegou, o contador cada mês passava um valor diferente de INSS, expondo a associação a insegurança jurídica. O que vocês fizeram em relação a isto e o que pretendem fazer.














