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Dados do IBGE sobre a educação são preocupantes

  • Foto do escritor: ADUR
    ADUR
  • 18 de jun.
  • 2 min de leitura

18 de junho de 2026 Os dados de 2024 divulgados pelo IBGE referente à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação são alarmantes e mostram que os níveis de educação seguem em atraso. Apesar de avanços importantes, como a manutenção da universalização do acesso à escola entre crianças de 6 a 14 anos (99,5% de frequência escolar, segundo dados de 2024 do IBGE), outras faixas etárias continuam aquém das metas previstas no Plano Nacional de Educação. Especialmente preocupante é o índice de crianças de até 3 anos matriculadas em creches, que permanece em apenas 39,8%, muito abaixo da meta de 50% para este ano. Entre as crianças de 4 e 5 anos, a taxa de escolarização chegou a 93,4% em 2024 — avanço tímido frente aos 90% registrados em 2016. Já entre os adolescentes de 15 a 17 anos, a presença na escola atingiu o mesmo percentual (93,4%), também abaixo do desejado para a universalização. As oscilações nos dados, influenciadas por fatores como a pandemia, demonstram que o país ainda enfrenta desafios para garantir acesso pleno à educação nos extremos da infância e adolescência. Dentro deste cenário é importante registrar que a partir do mês de junho a ADUR passou a integrar o Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ) que é um espaço essencial de interlocução entre o poder público e a sociedade civil, atuando na coordenação das conferências estadual e municipais de educação. Ao integrar o Fórum, a ADUR reafirma seu compromisso com a construção coletiva e democrática de políticas públicas de educação no estado. A representação será exercida pela professora Liz Paiva, do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino e atual 2ª Secretária da ADUR-RJ. A professora aposentada Nádia Maria Pereira de Souza, suplente da atual diretoria, será sua suplente no Fórum.

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