Maria Lúcia Werneck Vianna
- ADUR

- 17 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
É com profundo pesar que a ADUR comunica o falecimento de Maria Lúcia Werneck Vianna. Professora do Instituto de Economia da UFRJ, ela teve uma longa trajetória de militância.
Na juventude, atuou no Centro Popular de Cultura da UNE e durante todo o período da ditadura manteve firme sua militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB), o que a levou à prisão e a graves situações de violência.
Exilou-se na União Soviética, onde permaneceu na luta pela democracia. A partir de 1988 se tornou umas das mais importantes sociólogas brasileiras, com contribuições especiais sobre o sistema de seguridade social brasileiro.
Também atuou em associações de moradores e no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), compôs o campo popular e foi uma militante de destaque em defesa da expansão universitária. Já como professora da UFRJ, foi decana do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ e presidente da AdUFRJ.
ADUR lamenta profundamente a perda de Maria Lúcia e presta solidariedade a amigos e familiares da intelectual e militante, em especial, ao jornalista João Pedro Teixeira Werneck Vianna, jornalista da casa.



