Nota da diretoria da ADUR-RJ sobre o ENEM
- ADUR

- 8 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Caros Companheiros, o ENEM volta à pauta. A decisão do Ministro da Educação pela manutenção do calendário do Exame Nacional de Ensino Médio, apesar de toda a situação excepcional desencadeada pela pandemia de COVID-19, deixa-nos preocupados.
Não vamos repetir os argumentos de como é injusto e cruel a manutenção do cronograma da avaliação, desconsiderando que as escolas do país encontram-se (devidamente) paradas e que os estudantes da rede pública não têm acesso aos métodos paliativos de ensino remoto oferecido aos alunos das instituições particulares. É deliberadamente reforçar o que, por si, já é bastante acentuado na sociedade brasileira: a desigualdade de chances para que as diferentes classes econômicas ingressem no ensino superior.
Essas ponderações já foram feitas ao Ministro. Sua resposta a ela está em sua fala de ontem: “O ENEM não é para corrigir injustiça!”
Na verdade, essa fala apenas insinua a dimensão muito mais ampla da concepção política desse grupo que ocupa o poder executivo federal: a justiça social não é uma de suas preocupações. Podemos dizer, sem susto, que a verdade caminha no sentido oposto: trata-se de uma busca de restabelecer os níveis de desigualdade vigentes em nossa sociedade há umas poucas décadas, antes que avanços sociais, vinculados à adoção de determinadas políticas públicas, tivessem conseguido reduzi-los.
O problema é que o discurso político do atual governo é embaraçoso, mesmo para os segmentos sociais que compartilham o objetivo acima mencionado. Em sua crueza, revela demais a essência do projeto, explicita o que muitos prefeririam que permanecesse velado, mesmo para si próprios. A luta política se despe de qualquer verniz humanitário que eventualmente usasse para encobrir a frieza do ideal buscado; está nua em toda a sua desumanidade.
São os lances de um embate feroz: civilização x barbárie.
Só nós resta aceitar a luta, e empreendê-la com a determinação das grandes causas e com a certeza do bom combate!
Seropédica, 08 de maio de 2020.
Diretoria da ADUR-RJ
Resitência e Luta na Pluralidade
(Biênio 2019-2021)



