Nota da Diretoria da ADUR sobre Atividades a Distância
- ADUR

- 19 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Seropédica, 19 de março de 2020.
Companheiro(a)s,
Em face da grave conjuntura representada pela pandemia do Coronavírus que atinge o nosso país e da consequente necessidade de suspensão das atividades acadêmicas da UFRRJ, a Diretoria da ADUR vem se manifestar nos seguintes termos:
1. A Diretoria da Associação reconhece a possibilidade de se lançar mão de formas virtuais de interação acadêmica com os estudantes, a serem avaliadas caso a caso, conforme as especificidades pedagógicas de cada curso. Neste momento é muito importante manter a mobilização e o contato a distância, de todos os segmentos da comunidade universitária em defesa da sobrevivência da universidade pública que conhecemos e construímos. Porém, a Diretoria da ADUR entende que tais ações têm um caráter emergencial apenas paliativo e, de forma alguma, podem representar um substitutivo para os trabalhos didáticos regulares que constituem a essência do nosso fazer acadêmico. Tarefas como a leitura de um livro, textos ou a recomendação de filmes, podem e devem existir, sem substituição do trabalho acadêmico presencial.
2. A Diretoria da Associação entende também que a modalidade de Ensino a Distância (EAD), é complexa e exige profunda reflexão didático-pedagógica e política sobre sua dinâmica e implementação. Tal modalidade, embora certamente faça uso de tecnologias de comunicação e informação, de modo algum se reduz ao mero emprego desses recursos tecnológicos, muito menos de uma forma improvisada e irrefletida. Apontamos que nomear como ensino a distância essas ações de interação desenvolvidas de forma emergencial só contribui para obscurecer o debate sobre a EAD, que não pode ser conduzido de modo simplista. Esta é uma questão fundamental tendo em vista a publicação da Portaria Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020, do Ministério da Educação (Gabinete do Ministro) que dispõe “sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus”. A Diretoria da Adur considera que a adoção da EaD neste momento, apenas contribuirá para o desmonte da nossa profissão e carreira, e luta por maior autonomia universitária, além de atender aos anseios do MEC, setores empresariais e suprimir grande parte das aulas presenciais. Tais medidas reforçam ainda para o risco de justificação de adoção de medidas como a PEC-Emergencial, contra a qual lutamos veementemente.
3. A Diretoria da ADUR se manifesta claramente no sentido de que as atividades desenvolvidas durante o período de interrupção das aulas na UFRRJ devem ser observadas tão somente como emergenciais. Desdobramentos deverão ser acompanhados e debatidos de forma democrática entre as instâncias da comunidade universitária como um todo, reiterando nosso compromisso com a qualidade de ensino em nossa instituição.
Saudações sindicais,
Diretoria da ADUR-RJ Resistencia e Luta na Pluralidade (Biênio 2019-2020)



