Nota de pesar: Joselina da Silva
- ADUR

- 16 de jun.
- 1 min de leitura
É com profundo pesar que recebemos, no dia 16 de junho de 2025, a notícia do falecimento da Professora Joselina da Silva. Sua partida deixa uma lacuna imensurável na Educação, na comunidade acadêmica e na vida de todos que tiveram o privilégio de conviver com sua dedicação, sabedoria e generosidade. A ADUR lamenta a partida da professora.
Quando começou seu trabalho como docente no curso de Educação do Campo e no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade da UFRRJ e no departamento, em 2015, iniciou um trabalho político e pedagógico que fez e faz a diferença. Orientou estudantes na reflexão sobre o combate ao racismo, organizou eventos, ministrou aulas e, o mais importante, com sua grandeza espiritual, inspirou estudantes de que é possível transformar o mundo.
A Professora Joselina Silva foi uma profissional exemplar, que dedicou sua vida à formação de gerações, ao fortalecimento da educação e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Sua atuação sempre foi marcada pelo compromisso, pela ética e pelo carinho com seus alunos.
Mulher negra, doutora e companheira, fazia os olhos de todes brilharem com sua generosidade, inteligência e referência negra em um espaço acadêmico que, muitas vezes, ignora a força ancestral do povo negro.
Neste momento, certamente, Joselina nos diria que não devemos ficar tristes, mas continuar nossa luta, com amor, carinho e companheirismo. A ADUR lamenta profundamente o falecimento de Joselina da Silva e se solidariza com familiares, estudantes e amigos da professora.
JOSELINA DA SILVA, SEMPRE PRESENTE!



