(21) 2682-1379 Fale Conosco
[wpdreams_ajaxsearchlite]

1º de maio foi marcado pela luta coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras contra Bolsonaro

ADUR e outras seções sindicais somaram na mobilização no Rio de Janeiro

 

3 de maio de 2022

Imprensa ADUR-RJ

 

 

 

 

Representantes de outras associações docentes, como a Asduerj, estiveram presentes no ato no Aterro do Flamengo no último domingo.

 

 

No último domingo, 1º de maio, milhares de brasileiros e brasileiras foram às ruas em todo o país para se manifestar em defesa do emprego, dos direitos, da democracia e da vida. No Rio de Janeiro, o Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras foi marcado por intensas mobilizações contra o governo Bolsonaro através de um ato que se deslocou por todo o Aterro do Flamengo. 

 

Dentre as principais pautas, os manifestantes denunciavam a crise econômica que o Brasil enfrenta nas mãos das políticas neoliberais de Bolsonaro, que é responsável pelo país ter atualmente 12 milhões de desempregados;  19 milhões de pessoas passando fome e inflação de 7,65% registrada apenas no primeiro semestre deste ano.  

 

A ADUR-RJ esteve presente na manifestação fortalecendo na luta juntamente com associações docentes de outras universidades do Rio, como a Asduerj da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a AdUFRJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também o Sinpro (Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro).

 

Durante o ato, a presidenta da ADUR-RJ, Elisa Guaraná, frisou a importância do momento como uma oportunidade de conscientizar a classe trabalhadora a respeito da necessidade de unidade para derrotar Bolsonaro nas urnas, nas eleições de outubro deste ano. 

 

“Hoje, mais do que nunca, nós estamos aqui na luta contra o Bolsonaro. Precisamos unir forças de todos os sindicatos e movimentos sociais. Nós, professores, somos fundamentais nessa luta contra o Bolsonaro. Enquanto nós estamos aqui [no Aterro]  no nosso 1º de maio, o Daniel Silveira está lá na praia de Copacabana pisoteando em cima da gente, dizendo que pouco importa o que a gente faz e o que a gente constrói como democracia. Mas nós vamos continuar lutando e nos unindo”, afirmou ela.

 

 

 

Docentes da ADUR-RJ e da AdUFRJ juntos durante a manifestação de 1º de maio.

 

A professora da UFRRJ e associada da ADUR-RJ, Liz Paiva, também esteve presente no ato do Dia do Trabalho. “O 1º de maio é um dia importante de luta e mobilização para que a gente possa valorizar cada vez mais a classe docente visando atender a sociedade brasileira”, declarou Liz. 

 

Já a professora Nádia Maria, também da UFRRJ, argumentou que a data também carrega um simbolismo necessário para que a sociedade resgate a sua humanidade e empatia. “1º de maio é dia de luta e resistência. O que queremos para o nosso país? Educação, saúde, equidade social, respeito aos direitos humanos. Vamos responder na urna que país e sociedade nós queremos. O que vamos deixar de legado para os nossos filhos e netos? Precisamos retomar a democracia no nosso país”, questionou a docente. 

 

Ao longo da semana anterior, no dia 28 de abril, também já haviam ocorrido manifestações em todo o país em um dia de paralisação organizado pelos servidores públicos federais para denunciar o sucateamento do Estado e dos serviços públicos que vem sendo cometido pelo governo Bolsonaro. Na ocasião, uma das principais pautas de defesa dos manifestantes foi a campanha pela reposição salarial emergencial de 19,9% para a categoria. 


Mais Notícias Movimentos

🔉 ⚠️ O SINTUR-RJ e ADUR-RJ convidam os TAES e professores (as) para participar da 28ª edição dos atos do Grito dos Excluídos e das Excluídas

Postado em 06/09/2022

Sob o eixo “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?”. O objetivo é reverberar a voz dos que não foram leia mais


ADUR participa da CONAPE

Postado em 15/07/2022

📍 Começou hoje, em Natal, a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) deste ano, que tem como leia mais


IX JURA na UFRRJ

Postado em 24/06/2022

Todos os anos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupa as universidades e Instituições de Ensino Superior do leia mais


Presidenta da ADUR participa de live sobre mulheres sindicalistas

Postado em 22/06/2022

🗣️ A professora do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ e presidenta da ADUR, Elisa Guaraná irá participar, amanhã, partir leia mais


Debate “Desafios da Carreira Docente”: dia 27/05 na UFRJ!

Postado em 24/05/2022

24 de maio de 2022 📍Nesta sexta-feira agora, dia 27 de maio, a partir das 10h, acontecerá no campus da leia mais


#MulheresNoSindicalismo

Postado em 06/05/2022

05 de abril de 2022 Imprensa ADUR-RJ   📢✊ A participação de mulheres docentes e pesquisadoras no 40º Congresso do leia mais


FASE comemora 60 anos debatendo a retomada do Brasil

Postado em 04/05/2022

Entre os dias 27 e 29 de abril aconteceram as atividades de comemoração do 60 anos da Federação de Órgãos leia mais


1º de maio foi marcado pela luta coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras contra Bolsonaro

Postado em 03/05/2022

ADUR e outras seções sindicais somaram na mobilização no Rio de Janeiro   3 de maio de 2022 Imprensa ADUR-RJ leia mais


1º de maio: ato da classe trabalhadora!

Postado em 29/04/2022

  O domingo, 1° de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, será marcado por atos de rua em leia mais


ADUR parabeniza 60 anos da FASE

Postado em 28/04/2022

Fundada em 1961, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE, está celebrando 60 anos com encontros leia mais


demais notícias