Obrigado por sua opinião. Ela é muito importante para nós.

Home


Data: 08/06/2007    Hora: 15:38
Nome: Giovanna
E-mail: giovannablz@hotmail.com
Título do artigo: Educação - A lição do Piauí
Comentário: "Este mesmo método esta sendo feito em minha cidade, Isto é ótimo porque de que adianta um ser humano elaborar um método de trabalho para que os outros coloquem em prática, Sem ao menos uma revisão pelo próprio elaborador juntamente com as pessoas destinadas a aplicar este método."


Data: 08/06/2007    Hora: 15:29
Nome: Mary
E-mail: mary_ar_@hotmail.com
Título do artigo: Educação - A lição do Piauí
Comentário: "Esta matéria servirá de lição para muitos, que visa uma grande melhoria na educação."


Data: 17/05/2007    Hora: 07:59
Nome: Vinicius Martins
E-mail: viniciuslmartins@yahoo.com.br
Título do artigo: Risco de vida ou risco de morte?
Comentário: "Esse ácido artigo, creio eu, era o remedio que faltava para esses desocupados ciadores de "novidades" está impresso e guardado no meu bolso, sacarei na primeira oportunidade que um incauto e desprevenido 'guardião da lingua' me abordar e corrigir-me! abraços"


Data: 20/02/2007    Hora: 15:14
Nome: Cláudia
E-mail: claudiasoato@hotmail.com 
Título do artigo: Cursos de mestrado e doutorado, contrabandeados do Paraguai
Comentário: "faço mestrado na espanha, e meu material é de otima qualidade. Acho que a CAPS quer criticar coisas de fora, onde existem problemas meiores no brasil. Conheço faculdades que nem provas nao fazem, péssimos professores e material didático horrível. Qual quer país possui boas e más faculdades. Porque o curso do brasil pode ser aceito no exterior e os deles não no brasil. Isso é preconceito e esta na constituição, para quem se julga melhor deveira analisar antes os seus corpos docentes e entidades a qual administra."


Data: 07/02/2007    Hora: 09:53
Nome: João Carlos Alves da Silva
E-mail: jcalves.silva@bol.com.br
Título do artigo: Cursos de mestrado e doutorado, contrabandeados do Paraguai
Comentário: "Eu acredito que a posição da CAPS é mais de exclusividade do que discusão de validade, o problema esta nos empecilho de descentralizar e de "endeuzar" alguns que se julgam melhores e que se vê sua estrela se ofuscar e clara nunca se redime ,afinal o analfabetismo no Brasil com relação ao Paraguai é muito diferente ,se não por que os cursos de especialização de lá não seriam similares aos nossos? só por que achamos que somos os melhores ? é esta na hora de deixarmos de sermos hipocritas."


Data: 17/01/2007    Hora: 00:26
Nome: Mariana
E-mail: maripetri_bio@yahoo.com.br
Título do artigo: A ciência quer vencer a religião
Comentário: "Concordo com Gould quando conclui que não há necessidade de conflitos entre religião e ciência, mas acredito que no futuro as duas possam perfeitamente se casar, a medida que a religião abrir suas portas à razão (e para usá-la basta uma observação criteriosa), excluindo as suposições sem base e as explicações supersticiosas de tabus religiosos, e que os cientistas se despojarem das suas posições arrogantes e orgulhosas, que os faz supor os mais próximos detentores da verdade, somente acreditando naquilo que seus olhos podem ver e que seus métodos podem comprovar. Estes métodos são muito falhos e arcaicos (as evoluções tecnólogicas provam que métodos novos para se descobrir coisas novas surgem a cada instante). Há inúmeras verdades ainda a serem descobertas... não se pode simplesmente desacreditar naquilo que AINDA não se conhece... Enfim! Se o homem souber usar não somente a sua razão, mas a sua sabedoria, veremos que ciência e religião poderão tranquilamente andar de mãos dadas."


Data: 01/01/2007    Hora: 12:39
Nome: wander de oliveira
E-mail: wander-adv@bol.com.br  
Título do artigo: Cursos de mestrado e doutorado, contrabandeados do Paraguai

Comentário: "acho um absurdo isso ser aceito no Brasil"


Data: 30/12/2006    Hora: 17:10
Nome: Cherilo Dalbosco
E-mail: cdalbosco@smo.com.br 
Título do artigo: Cursos de mestrado e doutorado, contrabandeados do Paraguai

Comentário: "É no mínimo estranho a Capes duvidar de Cursos no exterior se não há preocupação em atender a demanda por cursos de doutorado e mestrado no Brasil. A Capes deve se empenhar em oprtunizar aos brasileiros vagas para estudarem em cursos de pós-graduação no Brasil, pois está cada vez mais difícil e honeroso acessar um curso no Brasil. É hora de parar com demagogias e pensar seriamente em ampliar as vagas em cursos de pós-graduação no Brasil."


Data: 29/10/2006    Hora: 12:29
Nome: Rubens Flores
E-mail: rubensflores62@hotmail.com
Título do artigo: Cursos de mestrado e doutorado, contrabandeados do Paraguai

Comentário: "Penso que essa forma de pensamento é preconceituosa. Contrabando é modalidade ilegal pela qual produtos adentram a nosso país. Se o curso, mestrado ou doutorado é reconhecido, não existe ilicitude para corporativismo em favor da espoliação do ensino que existe em nosso país. Alías, tenta reconhecer alguns cursos na Europa, América e verão que para eles, somos iguais ao Paraguai, Bolivia ou qualquer outro pais africano."


Data: 29/08/2006    Hora: 21:13
Nome:  Dante Grisi
E-mail: dgrisi@gmail.com
Título do artigo: Não sei se você notou ...

Comentário: "Uma realidade da instabilidade, ou mellhor, insegurança jurídica sustentada por uma corte descompromissada com a justiça social. Estas vozes precisam ser elevadas para que alcancem os adormecidos, antes que seja tarde. Parabéns!"


Data: 21/08/2006    Hora: 09:29
Nome: Francisco Carlos de Campos
E-mail: franciscocarloscampo@terra.com.br
Título do artigo: O negocião de Lulinha

Comentário: "Que pais democratico e este?, serà que não vivemos em um paiz ditador?, eles ditam regras, o que podemos, ou de que forma podemos protestar?, em qual candidato podemos confiar?, serà que existe algum dentre eles?.Sou um simples comerciante e prestador de serviços. O maximo que consegui atè hoje, foi uma casa pra morar da cahab, uma caminhonete F-1000 e um carro HONDA ACCORD ANO 1991.Mi transeri p/cidade de Mineiros no estado de Goiàs no final de 2004, quebrei a cara, pois o valor da soja caiu demais, por este motivo, quebrei. Perdi a F-1000 e mau ganhei p/ pagar aluguel e sobreviver, alias não ganhei nem pra isto.Tudo bem, mi transferi p/ cidade de Chapadão do Sul-MS, achando que teria mais susseso, foi melhor mais não suficiente p/ manter.O que quero dizer com isto, estes caras somam fortunas que um ser humano normal, teria que viver muitas vidas p/ consseguir. Nòs que trabalhamos com honestidade, como se dizia antigamente (honrrando o fio do bigòde), trabalhamos, e cada vez nos interramos mais.Hoje apòs 16 anos trabalhando no ramo de comèrcio e prestação de serviços na area de euip., como compressores de ar e outros, o que consegui não paga o que eu devo p/o estado de São Paulo e Governo Federal,ah, tambem poblemas de coluna!.Eu sò vejo uma fòrma de protestar contra todos estes escandalos e roubos, ninguem vai as urnas. E mais assim o Lula continua!!, tudo bem, mais vai saber que nòs temos esta arma, que nòs somos maioria.Tudo bem ai ele continua governando, não è!?, Primeiro dia de remandato, 1(uma) hora de grève abisoluta, nimguem poi os pès fora de casa,simplismente nimguem mòve uma palha.Protesto? queremos todo dinheiro publico roubado de volta(mensalões e tudo mais) e assim concecutivamente, uma hora,duas horas,três, e assim por dianti. As propagandas que vemos hoje nas emissoras e outros meios de comunicação, são simplismente p/ induzir o povo a cometer o mesmo erro de todas as outras vezes que votou. Não tem mais   jeito, não tem em quem votar, si a pessoa for honesta i entrar no meio da politica, ou ele si tòrna desonesto ou eles arrumam uma maneira de banir quem quer que seja que queira bancar honesto.O qui eles fizerãm com Fernando Collor?!, simplismente isto. Eles tem tudo na mão pra fazer o qui eles quiserem, eles colocam e tiram quem eles querem. Nòs vivemos em um regime democratico sem direitos ao que isto quer dizer, somos ditados e não temos como reagir. O mairo investimento de nossos governos(anteriores e atual), sempre foi na nòssa iguinorancia, emquanto o povo for iguinoranti, os mesmos qui la estão, vão continuar. Pior, de pai p/ filhos,p/ netos e nunca vai acabar.”


Data: 18/07/2006    Hora: 10:19
Nome: Derlei Corte
E-mail: derleicorte@gmail.com
Título do artigo: Com o mundo nas costas

Comentário:  "Muito bom, excelente...."

Data: 14/04/2006    Hora: 11:48
Nome: Andre Beckman
E-mail: andrernbeckman@ig.com.br
Título do artigo: Diploma muy amigo

Comentário: "Acredito que seja pura discriminação pois tem cursos dessa mesma forma oferecidos na França e ainda não vi nenhuma reportagem sobre o assunto, acho que quanto mais mestres e doutores tivermos no brasil melhor para Educação Brasileira."


Data: 21/03/2006    Hora: 17:48
Nome: Franciane de Almeida Figueiredo
E-mail: franciane.al@hotmail.com
Título do artigo:
"Somos um país corrupto"
Comentário: "Concordo com as críticas ao governo, pelo Presidente se monstrar corrupto através da sua omissão aos fatos, por igualar pobres e ricos no comportamento em relação a desonestidade, e também na implantação do sistemas de cotas nas universidades.Mais em relação ao autor, não o considero só um crítico ao governo, suas declarações são asperas em relação as pessoas em geral, pois se diz que não gosta de aparecer, e ao se autodefir por escrever por dinheiro, chama os que não vendem livros de invejosos, na verdade vejo sua crítica em cima dos brasileiros, claro que incluindo ele mesmo."


Data: 23/02/2006    Hora: 21:23
Nome: Yitzhak Frank Katan
E-mail: frank_katan@bezeqint.net
Título do artigo: Trampolim do tempo

Comentário: "Analisando o assunto de se viajar no tempo, me atentarei em dar minha opinião especificamente sobre a volta ao passado, uma vez que o assunto gera muitíssimos paradoxos e incontáveis conclusões diferenciadas. Para mim, tomando em consideração a real possibilidade de viajar no tempo, especificamente ao passado, de nada interferirá no futuro do viajante ou no presente do qual ele veio. Tomo como ponto central que o futuro é "uma encruzilhada" de infinitas possibilidades dependentes única e exclusivemente do lívre arbítrio do viajante, como pessoa, e que não importando para onde no passado ele possa chegar, novas possibilidades de outro futuro, que não mais o do qual ele mesmo veio, se gerará por seu livre arbítrio, pois ele, fisicamente, abandonou aquele seu presente, e em um determinado ponto do passado, podendo incluir mesmo o período de seu pós nascimento, ele criará um novo futuro para sí e para à época na qual tenha se transportado a viver. Também sou da opinião que o viajante não terá a possiblidade de encontrar a sí próprio ou outros parentes de sua linhagem. Em outras palavras, o presente no qual ele abandonou, não mais regressará, levando em conta a provável imcapacidade de se precisar a exactidão do mesmo momento que deixou este presente."


Data: 28/01/2006    Hora: 07:21
Nome: Elisio baleco de Sousa
E-mail: elisiobaleco@hotmail.com
Título do artigo:
Risco de vida ou risco de morte?
Comentário: "O tema parece simples mas é de uma profundidadade essencial. Antropologicamente risco significa apagar, o que está em perigo de apagar é a vida e não a morte. Sei que qualquer uma das afrimativas estão corretas pois denotam um ponto de partida diferente(um enxerga a vida e outro a morte). Minha preferencia é pelo Risco de Vida."


Data: 06/11/2005    Hora: 17:26
Nome: Sergio
E-mail: sergiovend@ig.com.br
Título do artigo: Enfim, o Protocolo de Kyoto!

Comentário: "Excelente conteúdo, abrange os principais aspectos políticos e socio-ambientais relevantes ao tema"


Data: 14/08/2005    Hora: 03:07
Nome: Alan Lemos
E-mail: dark_lico@hotmail.com
Título do artigo: Trampolim do tempo

Comentário:  "Boa noite, estava lendo o artigo do avô e pensei, eu nao posso matar meu avô pois eu e ele seriamos como imãs, simplificando alguma coisa sairia errado. Agora eu pergunto para vocês: E se eu matasse o seu avô o que aconteceria com vocÊ?"


Data: 10/06/2005    Hora: 02:11
Nome: Marcelo Bilbao Adad
E-mail: mba7@pop.com.br
Título do artigo: Diploma muy amigo

Comentário: "Conheci em Campo Grande - MS um estudante curitibano que estava desistindo do estudo na Univalle de Cochabamba por ser o estudo muito puxado. E não foi só ele, meses atrás outra colega desistiu também. Eles falaram que jamais tinham visto tamanha exigência nos estudos e provas e já desde o 2 semestre já tinhan que colocar a 'mão na massa' aprendendo Anatomia disecando cadáveres. A Univalle atualmente é considerada uma das melhores faculdades de medicina da A.L . Quem se formar lá com certeza estará muito melhor preparado do que muitos médicos formados numa faculdade qualquer no Brasil. Muitas das provas lá são práticas e Orais, não dá para colar."


Data: 03/06/2005    Hora: 18:37
Nome: Luis de Gonzaga M. C. Filho
E-mail: luisgonzagafilho@hotmail.com
Título do artigo:
Cotas para quê?
Comentário: "Artigo muito instigante e esclarecedor eis que veicula uma informação extraída de uma pesquisa da ANDIF que é contrária a aos dados divulgados pela imprensa e Governo."


Data: 01/06/2005    Hora: 21:37
Nome: Igor Ribeiro Carvalho
E-mail: igor.ratzel@gmail.com
Título do artigo:
Chávez - O clone do totalitarismo
Comentário: "Caro Diogo Schelp , com todo respeito: sou desfavorável a essa matéria desde o seu início. Por favor repare no que foi escrito no intróito da matéria: é um ERRO AFIRMAR que a Venezuela ficou mais pobre e sua dívida aumentou porque o governo centralizou o poder em suas mãos ou porque aumentou o poder do Estado. Se isso RESULTASSE na pobreza desse país, pergunto: acaso o BRASIL não deveria estar rico? pois, no Brasil, observamos o oposto: o governo tenta forçar a condição de um Estado mínimo, diminuindo a atuação do poder central (um federalismo) RESULTADO: maior dívida externa do mundo (garanto: bem maior que a venezuelana ou cubana) e um dos paízes mais que apresenta a maior concentração de renda deste planeta! Apelo ainda que reparem na China! Não viveria a China uma ditadura? Não possuiria a China um exército mais poderoso e, como dizem, mais perigoso que o venezuelano ou o cubano? Como, consegues explicar o fato de a China vir a ameaçar a hegemonia americana em alguns anos? como explicar a razão dessa potência econômica em expansão? como se justifica que ela tenha menos dívida externa que o Brasil ou que possuem uma menor concentração de renda que nosso país? Afinal, a China se trata de um Estado centralizado! Ora, caro Diogo Schelp, o senhor informou-nos muito acerca de Fidel, enfatizando seus pontos negativos com freqüência, contudo eu esperava que dissesse que este país sobreviveu ISOLADO do mundo por mais do que 40 anos (devido, é claro, as pressões dos estados Unidos) e, SÓ agora, começa a se abrir para o mercado exterior. Nessas condições, não é de se admirar que possua uma das MELHORES EDUCAÇÕES GRATÚITAS do mundo ou um dos MELHORES HOSPITAIS GRATÚITOS do mundo? (acaso temos isso no Brasil que vivemos?!). Assim, caro Diogo, julguei que foste precipitado em tua reportagem. Peço, por favor, que entres em contato comigo em caso de discordância. Quero muito poder discorrer a respeito. Obrigado."


Data: 30/05/2005    Hora: 19:48
Nome: Roudinei Carlos D. Santana
E-mail: santana_brazil@yahoo.com
Título do artigo:
Diploma muy amigo
Comentário: "agradeco aos meus amigos do site pelo espaco e por darnos a nos estudantes brasileiros no exterior a possibilidade de defesa perante os nossos compatriotas, no que tange a qualidade do ensino-aprendizagem e formacao de médicos em países como Bolivia, Cuba e Argentina. quero dizer que foi posta em cheque a credibilidade das universidades desses países e a sua competencia em formar bons médicos, consequentemente, foi posta em cheque a nossa formacao e o nosso perfil profissional. No entanto, as informacoes publicadas pela revista Veja nao refletem a realidade na maioria das vezes encontrada, pelo menos aqui, na Bolivia, onde estudo. O que vejo sao Instituicoes muito bem preparadas, tanto infraestrutralmente, como no que diz respeito aos crittérios pedagógicos e docentes. No entanto, aqui, como em qualquer parte do mundo e no Brasil, existe um grande contingente de estudantes, Bolivianos e Brasileiros, que fingem estudar, enquanto seus pais pia e enganosamente acreditam que seus pobres filhinhos estao saindo excelentes profissionais. Contudo, há também, e gracas a Deus, um número ainda maior de alunos que fazem jus ao sacrifício feitos pelos seus pais para os manter aqui e estudam até mais do que muitos colegas brasileiros e adquirem sólida e confiável formacao profissional. Portanto, questiono a validez das informacoes apresentadas pela Veja, acho-as excessivamente tendenciosas e sensacionalistas e infundadas, desde um ponto de vista de um estudante que de fato vive a realidade do ensino superior extrangeiro e sabe bem do que está falando. Falta apenas um pouco de bom senso para discriminar o que é real do que sao achismos nessa reportagem. Obrigado pelo espaco e pelo direito de defesa dado a nós estudantes, verdadeiramente formandos em Medicina."


Data: 16/05/2005       Hora: 17:40
Nome:
Stefanio Tenorio Dantas
E-mail: stefaniotd@hotmail.com
Título do artigo: Diploma muy amigo
Comentário: "vcs agiram de ma fe qd vieram aqui para bolivia e agirem como vovozinha mas na practica sao uns baitas lobo mal, a verdade e que vcs morren de vontade e de fazer medicina e nunca teve a capacitade de saber como sao as univercidades no exterior, pegam uma ou outra univercidade e generaliza como todas, convido voces desta revista que na verdade e manipulada por uns e outros, a conhecer nossa bela univercidade, para vcs verem que temos tanta practica quanto no brasil, temos tantos microscopios como no brasil e docentes bons como tbm tem no brasil, somos uma so nacao e a discriminacao é tanta que uns querem ser melhores que outros, somos filhos do mesmo pai e devemos nos unir para melhorar a saude e o bem estar social do mundo, e nao piorar as coisas como vcs fizeram generalizando a todos, lhe garanto que sairao muitos medicos bons daqui da univercidade onde estudo mas tbm sairam muitos medicos ruins que nao aprendeu nada, mas isso nao podemos negar que e igual no brasil, muitos entram na univercidade atraves de vestibular mas poucos estudam e as vezes, sabemos disso que as vagas a mayoria é "comprada"."


Data: 12/05/2005    Hora: 17:32
Nome: Dirce Betânia de Oliveira Faustino
E-mail: dircebetania@mixmail.com
Título do artigo: A educação profissional e o samba do crioulo doido
Comentário: "Considero bastante coerente o pensamento do autor, que a propósito tem mesmo sobrenome que o meu (Faustino) , especialmente no que tange à visão crítica, qual denuncia o descaso com que vem sendo tratada a educação no Brasil. ´Desde que me "formei" em Auxiliar Técnica em Análise Clínica, naquelea modalidade de Ensino Médio Integrado, em /82, que considero o cúmulo da leviandade educacional trazerem de volta algo que é um engodo, uma mentira à seio da sociedade brasileira."


Data: 27/11/2004    Hora: 20:25
Nome: Cleber Vinícius
E-mail: cleberviniciusamaral@yahoo.com.br
Título do artigo: Enfim, o Protocolo de Kyoto! / Kyoto não é o bastante, diz lider do IPCC
Comentário: "Tenho absoluta certeza que esse protocolo trará benefícios para a população mundial, principalmente para aqueles que se encontram em baixo relevo e correm o risco de sofrerem com o aumento dos níveis dos oceanos. Países como os E.U.A. não aceitam por que não querem que nada atrapalhe seu constante crescimento como maior potência mundial, e ainda por cima justificam que não estão participando por causa que destruiria grande parte da agricultura. Essa é uma visão egoísta e desumana da realidade. Admiro pessoas como Putin, que aceitaram o acordo, mesmo dependendo de indústrias e vários outros fatos que eliminam esses gases na atmosfera. O que posso dizer é que a não participação dos E.U.A. vai afetar muito esse acordo, mas não vai torná-lo impossível, deve haver uma colaboração visando uma melhor condição de vida para as futuras gerações que estão por vir, obrigado pela atenção."


Data: 21/05/2004    Hora: 10:48
Nome: Carlos Domingos
E-mail: cdomingos@ufrrj.br
Título do artigo:
Ministério suspende novos cursos universitários por 180 dias 
Comentário: "Na minha opinião o ministério estará certo se estiver avaliando a infra-estrutura da instituição. Entretanto para as IES federais, o governo precisa liberar a ampla abertura de concurso público para suprir a carência de professores e possibilitar as IES FEDERAIS, abrirem novos cursos e atender a população. É mais barato bancar o pagamento de uma instituição federal doque comprar vagas. Quando se paga aluguel a casa nunca é nossa! Quando se compra vaga nas particulares o investimento nunca é nosso! Têm sempre que continuar pagando p[or tudo!!!"


Data: 02/05/2004    Hora: 16:42
Nome: Bruno Rios
E-mail:
deussunda@ig.com.br
Título do artigo: "A greve é necessária?"
Comentário: "faltando apenas uma semana para o início da greve, creio que agora não tem jeito dos servidores desistirem da greve, respeito as vossas opiniões sobre a greve, sei que o governo não dá o respeito necessário para os servidores, e que esse governo mais parece uma continuação do anterior. mais creio que esse greve não vai adiantar muito para precionar o governo, para que o governo sinta o peso e a importância de vocês tem que haver uma greve geral de todos os servidores. Assim o governo vai ver o que é não ter respeito por alguém."


Data: 24/04/2004    Hora: 23:17
Nome: Elódia Dolores de Andrade Tanouye
E-mail: elodiat@bol.com.br
Título do artigo:
Câmara Aprova novo sistema de avaliação
Comentário: "Será que nossos governantes, se preocuparam com a realidade de cada Universidade ou Faculdade? Não devem esquecer que os professores universitários não tem nenhum incentivo, para que possam buscar um mestrado ou doutorado, dependem exclusivamente de seus esforços e que estamos a 11 anos (Estado do Paraná) sem aumento nenhum. E nas Faculdades, temos um orçamento que dá exclusivamente para a folha de pagamento, e algumas despesas, muitas vezes não temos verbas disponíveis para adquiriir livros para a biblioteca. Como seremos avaliados? Levarão em consideração tudo isso? Ou simplesmente, seremos comparados com as grandes universidades?"


Data: 24/04/2004   Hora: 16:19
Nome: Bruno Rios
E-mail: deussunda@brfree.com.br
Título do artigo: "A greve é necessária?"
Comentário: "Sou aluno de uma das instituições que entrarão em grave no dia 10 maio, e vejo isso como uma coisa que irá atrasar muito a vida dos universitários como ocorreu no período passado em que ouve uma grve de 3 meses, acho que o governo deveria ter um pouco mais de respeito com o funcionalismo federal e seder o mesmo reajusta para ativos e aposentados, aliás um dia esses inativos contribuiram para a formação de muitos estudantes. Creio que uma paralização agora não seria uma mediad plausivel."


Data: 29/02/2004   Hora: 09:34
Nome: Ana Cristina Souza dos Santos
E-mail: anacrissantos@terra.com.br 
Título do artigo: A verdadeira herança maldita  (César Benjamim)
Comentário:  "Fantástico o texto. Deveríamos divulgá-lo para outras entidades de classe. Ele é um resgate de nós mesmos, é o rompimento da desesperança."

Data: 17/07/2003   Hora: 12:18
Nome: Marcus Peixoto   
E-mail: marcuspx@uol.com.br
Título do artigo: CNPq cria bolsas para incentivar inserção de cientistas na indústria
Comentário: "Teremos que aguardar a divulgação pelo CNPq do detalhamento das normas para ter mais detalhes. A nota do jornal fala primeiro em bolsas junto ao setor privado, depois especifica que é junto a indústrias. Se nos limitarmos a este segmento do mercado, estaremos limitando a um número restrito de doutores/doutorandos a possibilidade da bolsa. O programa deve abranger qualquer setor capaz de credenciar-se, seja na indústria, serviços, agropecuária, serviço público, e até mesmo ONG's."


Home